O Prémio Raul Proença 2013 será entregue a Tatiana Sanches no próximo dia 14 de março, no auditório da Biblioteca Nacional de Portugal, pelo trabalho intitulado «O contributo da literacia da informação para a pedagogia universitária: um desafio para as bibliotecas académicas».
Este prémio, instituído pela BAD e patrocinado pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, distingue trabalhos inéditos na área da Biblioteconomia, Arquivística e Ciência da Informação. A entrega do prémio será feita por José Manuel Cortês, diretor-geral da DGLAB.
Na ata de atribuição do prémio, o júri destacou a grande pertinência e atualidade do tema no atual contexto socioeconómico e tecnológico, e no âmbito das transformações ocorridas no ensino superior acentuadas pelo processo de Bolonha.
Tatiana Sanches é doutorada em Educação pela Universidade de Lisboa, depois se ter licenciado em Línguas e Literaturas Modernas e feito o Curso de Especialização em Ciências Documentais e um mestrado em Educação e Leitura. É colaboradora na Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação no Instituto de Educação e no Grupo de Investigação em Psicopatologia, Emoções, Cognição e Documentação (PECD), na linha de investigação «Literacia da Informação em Contexto Universitário». É chefe de divisão de Documentação na Faculdade de Psicologia e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Para além da cerimónia de entrega do prémio, neste dia a BAD realiza a sua Assembleia Geral anual e promove uma mesa redonda intitulada «Redefinir fronteiras / afirmar identidade: desafios dos profissionais da informação».
Consulte o Programa geral.
2015-03-11